VIGILÂNCIA SANITÁRIA: saúde e educação andam juntas

Maria Cláudia A.S.Castelo

Maria Claudia

As ações de Vigilância Sanitária (VISA) devem promover e proteger a saúde da população e serem capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção, da circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde.

Enfermeira sanitarista com especialização em Vigilância Sanitária pelo Hospital Sírio Libânes / ANVISA /São Paulo, Maria Cláudia A.S.Castelo está há 27 anos como servidora concursada de São Gonçalo.

Também é servidora do municípios do Rio de Janeiro nos serviços de saúde e Interesse à Saúde, no que se refere às ações da Vigilância Sanitária e não se limitam apenas ao Licenciamento Sanitário, e sim nas denúncia,s atendimentos a ofícios do Ministério Público, conselhos e ações de Promoção e Prevenção a saúde.

A atuação na VISA também se faz em asilos clandestinos, com ausência de corpo técnico e boas práticas dos serviços de saúde, maus tratos, desabastecimentos dos gêneros alimentícios entre outros. Avança em consultórios médicos e odontológicos com processo de esterilização inadequado causando risco eminente a saúde.

Em laboratório de análises clínicas, e outros serviços como de Pet e zoonoses, como trabalhos de prevenção junto à população animal por exemplo.

Promover e proteger a saúde da população por meio de ações integradas e articuladas de coordenação, normatização, capacitação, educação em saúde, tudo isso é perseguido nas capacitações do setor regulado.

Exemplificando as nossas ações, podemos destacar algumas fotos.

As fotos cedidas pela Maria Claudia para ilustrar essa matéria são as mais ‘suaves’, pode acreditar. O grau de negligência e irresponsabilidade flagrados pela Vigilância com a própria vida e com a vida alheia chega a ser criminoso em alguns casos

Este espaço é para os servidores falarem como funcionam suas secretarias.