Atenção servidor, o saque do PIS-PASEP é liberado para todas as idades

O presidente Michel Temer sancionou a lei que libera os recursos do PIS-PASEP para cotistas de todas as idades. Nesta quarta-feira, 13, a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil apresentaram o calendário de saques do Fundo PIS-PASEP.

Os recursos serão liberados para os beneficiários com idades a partir de 57 anos na próxima segunda-feira (18).

Antes só os beneficiários com idade a partir de 60 anos podiam sacar o dinheiro. A medida provisória foi aprovada pelo Senado em maio e aguardava a sanção do presidente para entrar em vigor.

Os trabalhadores de organizações públicas e privadas que contribuíram para o PIS ou para o PASEP até 4 de outubro de 1988 e que não tenham resgatado todo o saldo, podem se dirigir as seguintes administradoras para resgate de valores. As contas do PIS, vinculadas aos trabalhadores do setor privado, são administradas pela Caixa Econômica Federal e as do PASEP, vinculadas aos servidores públicos, são administradas pelo Banco do Brasil.

Calendário de pagamentos:

Idades entre 57 e 59 anos: de 18 a 29/06

Suspensão dos pagamentos: 30/06 a 07/08

Crédito em conta na Caixa para todas as idades: 08/08

Atendimento nas agências da Caixa para todas as idades: 14/08 a 28/09

A partir de 60 anos, assim como os casos de aposentadoria, invalidez do titular ou de seu dependente, titular ou seu dependente portador de doenças graves, como câncer, Parkinson e tuberculose, entre outros o saque é realizado independente do cronograma de pagamento, observando apenas a suspensão de pagamentos no mês de julho. Para eles, o prazo não se encerra - continua aberto por tempo indeterminado.

Até R$ 3 mil podem ser feitos com Cartão do Cidadão e senha no Autoatendimento, nas lotéricas e Caixa Aqui, com documento de identificação oficial com foto.

Para valores acima de R$ 3 mil devem ser sacados nas agências, mediante apresentação de documento oficial de identificação com foto.