Persistência, capacidade, compaixão e dedicação ao próximo

Dia 12 de maio comemora-se mundialmente o Dia do Enfermeiro em homenagem a Florence Nightingale, um marco da enfermagem moderna no mundo e que nasceu em 12 de maio de 1820. Na época em que decidiu pela profissão, 1845, o papel de "enfermeira" era exercido por mulheres ajudantes em hospitais ou acompanhando exércitos. Cozinheiras e prostitutas também acabavam tornando-se "enfermeiras", sendo que estas últimas eram obrigadas como castigo.

Florence se preocupava com as condições de tratamento médico dos mais pobres e indigentes. Em dezembro de 1846, com a morte de um mendigo numa enfermaria em Londres, que acabou evoluindo para um escândalo público, ela se tornou a principal defensora de melhorias no tratamento médico.

Conhecendo um hospital pioneiro fundado e dirigido por uma ordem de freiras na Alemanha, ficou impressionada pela qualidade do tratamento médico e pelo comprometimento e prática das religiosas. Com o apoio de Charles Villiers, presidente do Comitê de Lei para os Pobres, ela conseguiu um papel ativo estendendo ao Estado a responsabilidade para muito além do fornecimento de tratamento médico.

A contribuição mais famosa de Florence foi durante a Guerra da Crimeia, quando com uma equipe de 38 enfermeiras voluntárias treinadas por ela, partem para os Campos de Scutari localizados no Império Otomano. Ela retorna para a Inglaterra como heroína em agosto de 1857.

Depois de contrair febre tifóide, e ficar com sérias restrições físicas, dedica-se a formação da escola de enfermagem no Hospital Saint Thomas na Inglaterra, onde já era reconhecida no seu valor profissional e técnico. Em 1907 ela se tornou a primeira mulher a receber a Ordem do Mérito.

Esta guerreira faleceu em 13 de agosto de 1910, deixando legado de persistência, capacidade, compaixão e dedicação ao próximo, estabelecendo as diretrizes e caminho para a enfermagem moderna.

Que a história da Florence continue a inspirar enfermeiros nos tempos atuais. A profissão que é considerada uma arte, é essencial para garantir a recuperação e salvar vidas em perigo. O SINDSPEF-SG se une hoje a todos os profissionais da área e os parabeniza por todo esforço e dedicação!