Programa do Imposto de Renda 2018 está liberado no site da Receita Federal

Por: Íngrid Bianchini

Nesta segunda-feira, 26, foi dada a largada para o envio do IR 2018. O site da Receita Federal libera o programa para o preenchimento da declaração, Pessoa Física, ano base 2017. O prazo terá início no próximo dia 1º e encerra em 30 de abril. A receita espera receber mais de 287 milhões de declarações este ano, 300 mil a mais que no ano passado e está obrigado a declarar quem recebeu rendimento tributável maior que R$ 28.559,70. Para atividade rural se a receita bruta em 2017 foi superior a R$ 142.728,50 deverá declarar tais rendimentos.

O preenchimento será por meio do programa baixado no computador ou através do aplicativo Meu Imposto de Renda para celulares e tablets. A receita também disponibiliza a opção de acesso ao serviço, no Centro Atendimento Virtual (e-CAC), com uso de certificado digital através do portal http://idg.receita.fazenda.gov.br/ .

Contribuintes que também devem declarar seus rendimentos são os que receberam rendimentos isentos, não-tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma tenha sido superior a R$ 40 mil no ano passado. Quem obteve, em qualquer mês de 2017, ganho de capital na alienação de bens ou direitos, sujeito à incidência do imposto, ou realizou operações em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas. Quem tinha, até 31 de dezembro de 2017, a posse ou a propriedade de bens ou direitos, de valor total superior a R$ 300 mil.

Restituição do IRPF

Os que adiantarem as declarações neste início do prazo e as enviarem sem erros, caso tenham direito a restituição, receberão mais cedo. Idosos, deficientes físicos e mentais e portadores de doenças graves têm prioridade. As restituições serão pagas a partir de junho e seguem até dezembro, caso a declaração não caia na malha fina.

Multa por atraso

É importante ficar atento a data limite para entrega do IRPF 2018, pois se não realizar o envio ou perder o prazo do dia 30 de abril, é cobrado uma multa no valor mínimo de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido.

Imposto a pagar

O valor para os contribuintes que tiverem imposto a pagar não poderá ser inferior a R$ 50. Podendo parcelar em até oito cotas. A primeira parcela ou pagamento total terá o vencimento para 30 de abril e as demais até o último dia útil de cada mês, acrescidas de juros.

O pagamento integral do imposto, ou de suas cotas e dos acréscimos legais, pode ser efetuado mediante: transferência eletrônica de fundos por meio de sistemas eletrônicos dos bancos; Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf), em qualquer agência bancária; ou débito automático em conta-corrente.