SG, 'QG' dos quadrinhos

Eberton Ferreira é um quadrinista gonçalense que desde criança se encantou pelos quadrinhos. Iniciou a arte de fanzinar (histórias criadas por fãs) e recontava à sua maneira as aventuras dos meus heróis prediletos. Com o tempo começou a inventar seus próprios personagens e universos, amadurecendo a vontade de tornar-se, algum dia, um quadrinista. Segundo o próprio Eberton: “Em 2010, depois de já estar no ramo do comércio fazia alguns anos, me vi novamente com tempo para criar nas folgas do trabalho e voltei a produzir. Criei o selo Fanzineston para representar meus projetos voltados pata a nona arte e daí para cá não parei mais”.

Em 2015, criou o também conhecido pela sigla QG (fazendo menção aos quartéis generais dos super heróis) o "Quadrinhos Gonçalenses" é um coletivo de artistas da cidade de São Gonçalo - RJ que trabalham com HQs de forma independente, ou seja, produzimos histórias próprias e inéditas no mercado. Temos entre nós: roteiristas, desenhistas, diagramadores, editores, letristas e capistas. “O coletivo se reúne desde o ano de 2015 quando decidi procurar por outros artistas que se interessavam ou que já atuavam na área da nona arte aqui no município. Participamos de pequenos eventos destinados ao público geek ou também do underground e que acontecem esporadicamente nas cidades do Rio de Janeiro, Niteroi e aqui em São Gonçalo”. Relata Eberton.

Entre os dias 11 e 15 de novembro de 2015, o quadrinista Eberton Ferreira, criador do QG, foi convidado para participar do FIQ (Festival Internacional de Qudrinhos) que aconteceu na cidade de Belo Horizonte – MG, o evento ocorre de dois em dois anos na cidade. É considerado o maior evento voltado somente para o mundo dos quadrinhos no Brasil. Segundo ele: “Foi uma experiência incrível, onde consolidei amizades com outros artistas que só via pela Internet. Surgiram parcerias para novos projetos e abriu a minha perspectiva para o futuro dos quadrinhos no Brasil. Para mim foi muito importante ter estado lá e, obviamente retornarei se possível”.

Mesmo com todo esforço o mercado editorial gonçalense para a produção e comercialização de quadrinhos, segundo os próprios quadrinistas, anda muito ruim. Segundo Ubirajara Lopes, um dos quadrinistas que compõe a companhia QG: "Praticamente inexistente e amador. Não há interesse de grandes editoras em dar apoio a novos trabalhos no ramo, e acaba sendo um trabalho muito mais por amor ou hobbie, já que mesmo os que produzem mais não conseguem sobreviver disse, tem que ter um trabalho de carreira, e nas horas vagas se esforçar pra conseguir produzir algo. E geralmente quando conseguem, conseguem por intermédio da internet."

No coletivo existem vários projetos individuais sendo produzidos pelos quadrinistas que o constitui. Porém há um projeto abrangendo a marca QG, ainda em estudo, onde pretendem produzir revistas em quadrinhos com contos relacionados à história da cidade de São Gonçalo, com o intuito de levar gratuitamente às escolas públicas o conhecimento sobre a sua própria cultura, e apresentar a nona arte àqueles que ainda não a conhecem. Despertar o interesse dos jovens é a maior prioridade e em um futuro próximo acreditam ser possível pôr essa ideia no papel.

Os membros do QG, até o presente momento são: Eberton Ferreira, Crimaldo Leandro, Rafael Uchôa, Gilberto Perez, Glauber Gal, Jadson Alves, Ruan Victor, Jefferson Souza, Ubirajara Lopes, Marcos Ricardo, Jorge Antônio, Dell Carvalho, Matheus Corrêa e Sérgio Costa.

Com Renato Cardoso

#NOTÍCIAS #EBERTONFERREIRA