A mulher é forjada na luta cotidiana

“Nunca se esqueça que basta uma crise política, econômica ou religiosa para que os direitos das mulheres sejam questionados. Esses direitos não são permanentes. Você terá que se manter vigilante durante toda a sua vida.” Simone de Beavoir

OITO DE MARÇO, Dia Internacional da Mulher, não foi criado em homenagem à graça e a beleza femininas, mas para lembrar da luta por igualdade de condições e de trabalho num mundo extremamente injusto e cruel, que vitimou 129 trabalhadoras em 1911 num incendio mais do que suspeito numa fábrica de roupas em Nova York. Dois anos antes, a fábrica havia sido um dos principais alvos da greve dos trabalhadores da indústria do vestuário, liderada por mulheres do Sindicato de Trabalhadoras dos EUA, com a ativista de origem ucraniana Clara Lemlich à frente. O movimento pedia melhores salários, jornada de 10 horas por dia (em vez de 12) e igualdade entre homens e mulheres.

Embora a instituição do Dia Internacional da Mulher gere controvérsias entre historiadores, uma coisa é certa: este dia foi criado como um ato de reflexão sobre as condições da mulher na sociedade, zelar pelos seus direitos e evitar injustiças, principalmente no mundo do trabalho, condição primeira para garantir posteriormente direitos sociais e políticos frente aos homens.

Nós do Sindspef-SG sabemos bem o que as mulheres servidoras passam em suas unidades. Além da dupla jornada tão comum às mulheres, arrocho salarial e desvalorização funcional, as trabalhadoras são as vítimas preferenciais do assédio moral na prefeitura. Isso tem que acabar de uma vez por todas. Não se pode se curvar para as injustiças. Denuncie, nos procure e faça parte da ação coletiva que impetramos contra esse abuso não só às mulheres, mas a todos os servidores efetivos.

No mais, o Sindspef-SG homenageia a todas as servidoras e todas as guerreiras que constróem essa cidade cotidianamente, sendo elas conhecidas ou gente anônima em meio ao povo. As mulheres querem sim ganhar presentes, receber uma rosa e até um jantar romântico pelo seu dia, mas acima de tudo as mulheres querem respeito. VIVA AS MULHERES!

#DIADAMULHER #SINDSPEFSG