Sindspef promove Ciclo de Palestras sobre movimento sindical no Brasil

O Sindicato dos Servidores Públicos Efetivos de São Gonçalo (Sindspef-SG) promoverá no dia 09 de dezembro o 1º Ciclo de Palestras sobre a atuação e a história do movimento sindicalista no Brasil nos séculos XX e XXI. E quem inaugura a primeira rodada de palestras é o ex-líder sindical Benedito Joaquim dos Santos, que presidiu o sindicato dos operários navais na conturbada década de 1960.

O alagoano Joaquim dos Santos chegou ao Rio de Janeiro em 1951 e no mesmo ano ingressou no estaleiro em Niterói como carpinteiro. Não demorou em participar das atividades sindicais da categoria ajudando a construir a vitoriosa greve de 1953 que envolveu todos os estaleiros e trabalhadores da Marinha Mercante no Brasil.

No final da década de 1950 assume um cargo de direção no sindicato até ser finalmente eleito presidente em 1963. Foi o último presidente eleito do Sindicato dos Operários Navais antes do Golpe em 1964. Com a repressão, foi preso e torturado. Volta à cena política em 1982 quando é eleito vereador pelo PDT em São Gonçalo sendo reeleito nas eleições seguintes em 1988. Foi vice-prefeito da cidade entre 1993 e 1996.

Para o ciclo de palestras também foram convidados os professores Sérgio de Sousa Moltalvão e Joana D´Arc Fernandes Ferraz, ambos da Universidade Federal Fluminense (UFF) que irão contextualizar o atual momento do sindicalismo brasileiro. “O Ciclo de Palestras tem como objetivo não apenas resgatar a história do movimento sindical brasileiro para a formação política de nossos servidores, mas também conhecermos as ferramentas de luta dos trabalhadores, suas vitórias e derrotas para que aprendamos com elas. E isso é de extrema importância não apenas para os servidores públicos de São Gonçalo, mas para todos os trabalhadores e trabalhadoras de um modo geral”, disse Rosangela Coelho, presidente do Sindspef. O Ciclo de Palestras é aberto a qualquer interessado.

O 1º Ciclo de Palestras sobre Formação e Organização Sindical brasileiros será realizado no dia 09 de dezembro, às 17 horas, no prédio da Associação Comercial de São Gonçalo (ACESG), na Rua Feliciano Sodré, 82, 1º Andar.

#SINDSPEF #CICLODEPALESTRAS #BENEDITOJOAQUIMDOSSANTOS #MOBILIZAÇÃO